terça-feira, 6 de setembro de 2016

FEBRE DA CARRAÇA

FEBRE DA CARRAÇA

O que são carraças?

São parasitas externos que se alimentam do sangue do hospedeiro e podemos encontrá-las em cães, gatos, gado, equinos, suínos e animais silvestres.  A “febre da carraça” é uma zoonose, ou seja, uma doença que atinge o Homem, tornando-se assim um problema de saúde pública.

Porque são tão prejudiciais à saúde?

A perigosidade das carraças advém dos vários mecanismos que estas têm para provocar a doença ou lesão no hospedeiro:
- Lesões pela acção das suas peças bucais na pele;

Figura – Carraça ixodidaehttps://www.combatbugs.com/sites/default/files/tick_istock_00001625 1949xsmall.jpg

- Efeitos tóxicos provocados pelas neurotoxinas presentes na saliva das carraças que podem causar a paralisia do hospedeiro;
- A sua capacidade de ingestão de grandes quantidades de sangue, pode levar à anemia e a um estado de debilitação generalizado;
- Transmissão de outras doenças causadas por protozoários, bactérias e vírus.

Que doenças podem transmitir as carraças?

Existem diferentes espécies de carraça que podem transmitir uma ou várias doenças aos cães:
Babesiose-  Doença causada pela Babesia canis e B. gibsoni, caracterizada por febre, anorexia e anemia. É fatal, se o cão não for tratado a tempo.
Borreliose ou Doença de Lyme- Das zoonoses transmitidas por carraças esta é uma das que merece mais destaque. É causada pela bactéria Borrelia burgdorferi que produz quadros de febre, anorexia, poliartrite, miopatias e adenopatias.
Ehrlichiose- Doença causada pela bactéria Ehrlichia canis que, na fase aguda, causa febre, problemas respiratórios, edema e vómitos.

Como posso prevenir a doença no meu cão?

Para manter as carraças bem longe, deve-se recorrer a desparasitantes que tenham acção a nível externo, tais como comprimidos, pipetas e/ou coleiras que tenham uma acção repelente para evitar que piquem o seu animal de estimação e que as matem caso se consigam agarrar ao seu pet. Também existem vacinas que garantem imunidade contra alguns agentes da febre da carraça, no entanto, como não existem vacinas para todos os agentes o melhor é evitar as picadas. A forma mais eficaz de prevenir esta doença é mesmo através do controlo das carraças transmissoras.

Verdadeiro ou falso?

Se o meu cão tiver febre da carraça vai-me infectar? FALSO.
É importante saber que não são os animais que mantemos próximos de nós que nos transmitem a febre da carraça. A febre da carraça só pode ser transmitida pela própria carraça. Um cão com febre da carraça não vai transmitir a doença ao dono.

Em climas quentes as carraças estão activas durante o ano todo? VERDADEIRO.
As carraças podem estar activas no Inverno, especialmente se a temperatura estiver acima dos 7ºC!

As carraças saltam de um animal para o outro? FALSO.
As carraças só podem rastejar.

Este parasita terá tendência a proliferar no nosso país? VERDADEIRO.
Haverá uma tendência para o aumento destes parasitas quer pelo crescente número do efectivo animal, nomeadamente de cães e gatos abandonados, quer pelo nosso clima cada vez mais quente, devido ao aquecimento global.


Recorde-se que ao desparasitar o seu animal não está só a protegê-lo mas também a si, à sua família e a quem contacte com o seu pet! Fale com o seu Médico Veterinário para mais esclarecimentos acerca desta doença

Artigo redigido por Sara Fiorenzo - Médica Veterinária

Sem comentários:

Enviar um comentário