terça-feira, 3 de janeiro de 2017

CUIDADOS COM OS AMIGOS DE 4 PATAS





Os animais sempre foram utilizados na vida do Homem, seja como ferramenta, para trabalhos pesados, como meio de transporte ou companhia.

Com esse convívio, algumas espécies que antes viviam soltas, livres pela natureza passaram a ser domesticadas.

O cachorro é considerado o maior amigo do homem, pois é fiel, defende o seu dono e fica alegre com a sua presença, já o gato sendo um animal mais independente e resguardado não deixa de ser um bichinho que adora receber o seu dono e saber: ‘que tal esse dia dono?’

Com a nossa adaptação e gosto pelos nossos amigos de quatro patas, cada vez mais nos preocupamos com eles e queremos que tenham uma vida cheia de confortos tanto em casa como na clínica, como tal, existem muitas dúvidas que temos que pensar quando queremos ter um bichinho de estimação, como por exemplo…

-tenho condições para ele?
-tenho tempo para ele?
-qual o nível de custos que é ter um bichinho?
-com que frequência tenho que o levar à clínica?
-se for viajar, posso leva-o comigo? Existem hotéis para cães e gatos?

São uma série de questões que juntos, vamos ver já de seguida…

Tenho condições para ter um animal de estimação?

     


R: Quando vamos adquirir um amigo de 4 patas, temos que nos lembrar que este nos vai acompanhar até á meta final da sua vida. Vamos contar com um amigo, que vai fazer parte da família durante muitos anos, e antes de adquirir o novo membro temos que pensar muito bem se temos todas as condições necessárias reunidas.
Pensar que tipo de animal se adequa a mim e ao meu estilo de vida, se passa muitas horas fora de casa, se mora numa vivenda ou num apartamento etc. Todos estes pontos têm que ser muito bem vistos antes de adotar um bichinho para que não se perceba tarde de mais e que se tenha que arranjar uma solução apressada e não desejada.


Tenho tempo para ele?




R: Ainda antes de decidir que tipo de animal, temos que pensar muito bem no tipo de animal que se adequa ao meu estilo de vida.
Se moro em um apartamento, quantas horas estou fora de casa por dia, se tenho que viajar muito etc tudo isto são aspetos importantes e a pensar muito bem na aquisição de um novo membro da família e mesmo que tipo de animal se adequa a mim.

Qual o nível de custos que é ter um bichinho?



R: Dependendo do animal é importante estarmos cientes de que todos os animais precisam de cuidados médicos, sejam a nível de vacinas, chips, ou até mesmo a nível de cirurgia.
Todos os animais precisam de fazer uma boa alimentação para mais tarde não virem para a clínica com problemas de desidratação ou desnutridos, coisas que alimentos de baixa qualidade ou com muitos corantes (as cores nos alimentos secos) possam causar, portanto é sempre bom de frisar que uma boa alimentação redirecionada ao seu amigo de 4 patas vai-lhe com certeza proporcionar uma vida melhor e com mais qualidade.

Com que frequência tenho que o levar a clínica?





R: Desde o início da vida de um cãozinho ou um gatinho as idas ao veterinário devem de estar implícitas no animal, ou seja, começam por vir de pequeninos para as primeiras vacinas e mesmo até terminarem as primeiras vacinas, devem de
vir com regularidade nem que seja só para pesar ou fazer a desparasitação, para este ambiente não lhes seja desconhecido e não lhes cause medo ou transtorno para que seja mais fácil de avaliar o animal e ele sinta que esta casa é sua também.


Se for viajar, posso leva-o comigo? Existem hotéis para cães e gatos?




R: Em relação á primeira questão, seria bom que o seu companheiro esteja habituado a andar de carro desde pequenino, até por uma questão de urgência em que seja preciso uma ida ao veterinário de carro, se o animal não estiver bem e não esteja habituado a andar de carro, ele vai stressar mais e pode complicar mais o caso derivado a este excesso de stress tanto pelo carro ou por estranhar a clinica.
Nos dias de hoje já existem vários hotéis e até mesmo restaurantes que já permitem a presença dos nossos amiguinhos juntos de nós.
Existem vários sites que nos auxiliam e indicam os melhores lugares para famílias de quatro patas.
Em relação à segunda pergunta, no caso de não poder mesmo levar o seu super e fiel amigo consigo, tem um leque de hotéis que ficam e tratam muito bem do seu animal de estimação e até mesmo clínica, por exemplo a nossa clínica veterinária de santo André
 tem um hotel para gatos, em que tratamos dele e caso lhe aconteça alguma coisa ou no caso do gatito precisar de tomar alguma medicação temos pessoas formadas e especializadas para os acompanhar.



Lembrem-se um bichinho é um amigo para a vida, e nunca haverá ninguém que saiba tão bem o que é o amor de verdade como o seu animal de estimação, por isso tente cuidar dele tão bem quanto ele o ama.







A Prenda têm 6 meses e a primeira semana com a dona foi passada na clínica com parvovirose canina. Por ter sido tão bem tratada ela adora vir para a clínica com a sua dona.



O Pongo têm 2 anos e sabe que é graças aos cuidados médicos veterinários que hoje é um cão saudável e feliz e superou muito bem a intussusceção no intestino.



 Artigo redigido por Marina Ascenso - Auxiliar Veterinária 






Sem comentários:

Enviar um comentário