segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA



Sabia que 80% dos cães com mais de 5 anos sofrem de hiperplasia da próstata?

A hiperplasia prostática benigna é uma doença caracterizada tanto pelo aumento de número de células (hiperplasia) como pelo aumento do tamanho celular (hipertrofia). Trata-se de uma alteração do envelhecimento, que ocorre apenas em duas espécies: cães e homem.



(http://ghiraldelli.pro.br/filosofia/filosofia-homem-cao.html)

É uma patologia que depende das hormonas em circulação, pelo que acontece apenas a cães não castrados. Com o envelhecimento, ocorre um aumento da sensibilidade da glândula prostática pela testosterona, uma vez que a secreção de testosterona diminui com a idade. A hiperplasia prostática benigna manifesta-se devido a uma conversão anormalmente elevada de testosterona em dihidrotestosterona que se acumula de maneira anormal.

A hiperplasia é comum em animais a partir dos cinco anos de idade, sem predisposição de raça e muitas vezes não há manifestação clínica patológica significativa, podendo levar a outros processos inflamatórios agudos e crónicos, bacterianos, abcessos, neoplasias e formações quísticas.
É comum também a ocorrência simultânea de hérnia perineal com comprometimento da próstata.
Quase todos os machos sexualmente intactos apresentarão hiperplasia prostática benigna com o passar do tempo, contudo a maioria não apresentará sinais clínicos.



 (http://petcare.com.br/blog/hematuria-sangue-na-urina-dos-caes-e-gatos/)

Os sinais clínicos mais comuns são dificuldade para defecar e/ou urinar, sangue na urina, febre, depressão, perda de apetite, vómitos e diarreia. Pode haver outros sintomas como edema do membro, distensão e dor abdominal.
Estes sinais ajudam a confirmar o diagnóstico, embora sejam também necessário exame físico (com palpação prostática), análises e ecografia abdominal. Embora a biópsia seja o diagnóstico definitivo, geralmente não é necessária, utilizando-se como confirmação a resposta à castração.

A orquiectomia é a melhor solução, visto que não provoca efeitos secundários, e resultará na diminuição de 70% do tamanho da próstata. A glândula começa a involuir dentro de dias, esperando-se o decréscimo palpável no tamanho da próstata dentro de 7 a 14 dias.


Venha aproveitar os últimos dias do tema de esterilização para castrar o seu cão!

Artigo redigido por Rita Gonçalves - Médica Veterinária 

Sem comentários:

Enviar um comentário