quinta-feira, 6 de outubro de 2016

OSTEOCONDRITE DISSECANTE (OCD)

Osteocondrite dissecante (OCD)


Afinal o que é a OCD?

Trata-se de uma condição patológica da cartilagem articular resultante de distúrbio na ossificação endocondral, causando fissuras na cartilagem e levando à formação de um flape que fica em muitos casos livre na articulação, degenerando-a e causando dor. Desenvolve-se mais em animais de porte médio ou grande, principalmente em cães machos, uma vez que tendem a ter crescimento mais rápido do que as fêmeas. Há maior incidência em animais entre os 5 e 7 meses de idade.

Figura 1 – Articulação com osteocondrite dissecante. (http://petbyser.blogspot.pt/2015/01/osteocondrite-dissecante. html)


Causas

Deve-se a um conjunto de vários fatores tais como: distúrbio da ossificação endocondral e espessamento da cartilagem articular, traumatismos, excesso de massa corpórea, exercícios vigorosos, hereditariedade e suplementação excessiva em cálcio e vitamina D.

Sintomas

A OCD é uma das causas mais importantes de claudicação em cães jovens daí o diagnóstico precoce ser essencial para o sucesso no tratamento. O início da claudicação pode ser súbita ou gradual, e pode envolver um ou mais membros tornando-se pior após o exercício. Outros sintomas são: o animal tornar-se incapaz de suportar peso no membro afetado, ocorrência de inchaço na(s) articulação(ões) e dor nos membros, especialmente na manipulação de articulações envolvidas. Em casos de claudicação crónica há atrofia dos músculos desse membro.

Figura 2- Exame ortopédico http://archive.content.aah.net.au/files/images/vet-checking-dog-leg.jpg


Diagnóstico

O seu cão deve ser submetido a um exame ortopédico completo, com especial atenção para os membros que o estão a incomodar. A radiografia é a melhor ferramenta para o diagnóstico do problema; o seu médico veterinário realizará vários raios-x das articulações e ossos afetados para verificar da melhor maneira qualquer anormalidade. A tomografia computadorizada (CT-scan), ressonância magnética (MRI) e a artroscopia também são ferramentas úteis de diagnóstico para visualizar a extensão de quaisquer lesões internas.


Tem tratamento?

O tratamento mais indicado para OCD é o tratamento cirúrgico, a osteocondroplastia, que tem como objetivo remover todos os fragmentos de cartilagem da lesão, através da exposição da articulação e curetagem da porção lesada.

Prognóstico

O pós-operatório requer restrição de actividade durante 2-4 semanas, com pequenas caminhadas após este período. Alguns cães podem continuar com discreta claudicação ocasional mas regra geral o prognóstico para pacientes tratados cirúrgicamente é muito bom.



Figura 3- O repouso pós-cirúrgico é muito importante para o sucesso do tratamento. http://rockysretreat.com/rrmedia/dog-sleeping-on-couch-web-sized.jpg
 
 




Esteja atento ao seu cachorro e informe-se com o seu médico veterinário !


 Artigo redigido por Sara Fiorenzo - Médica Veterinária 

Sem comentários:

Enviar um comentário