segunda-feira, 4 de julho de 2016

Férias!!!! E o meu Pet?!

Vou viajar em Portugal – Como procedo?

Em 1º lugar deve certificar-se que tem a documentação do seu Pet em dia! As regras segundo a DGAV (Direcção Geral de Alimentação e Veterinária) dizem que os gatos de qualquer idade não vacinados contra a raiva (em Portugal a vacinação antirábica não é obrigatória nesta espécie), e os cachorros até aos 3 meses devem fazer-se acompanhar com um atestado de saúde emitido pelo seu médico veterinário clínico, que garante que o animal na data da realização do exame clínico, não apresentava sinais de doenças próprias da espécie e que se encontrava apto a viajar até ao destino.


Boletim sanitário de Cães (http://www.msd-animal-health.pt)

Os cães com mais de 3 meses devem apresentar o boletim sanitário ou passaporte comprovativo da vacinação antirrábica válida e devem ser identificados eletronicamente (microchip) antes desta vacinação.
Não é obrigatório o Passaporte de Animais de Companhia para viajar em Portugal.
         
A desparasitação contra parasitas internos e externos é sempre aconselhável.

Nota: O nosso país tem elevado endemismo de infecção por Leishmaniose e Dirofilariose. Antes de ir de férias com o seu Pet o melhor será informar-se com o seu médico veterinário para iniciar um programa de prevenção que inclua estas duas doenças.


Vou viajar de carro, que cuidados devo ter com o meu Pet?


Se o seu cão ou gato estiverem habituados a viajar de carro, esta situação não será um problema. No entanto, deve seguir alguns conselhos:

- Fornecer uma refeição leve aproximadamente 10 horas antes de partir.
- Deixar o animal em jejum durante a viagem para diminuir o risco de vómito, excepto se a viagem durar mais de 12 horas;
- Se já for do seu conhecimento que o seu Pet tolera mal as viagens de carro, deve aconselhar-se com o seu médico veterinário para lhe prescrever um medicamento para o enjoo ou um sedativo;
- Evite deixar o cão colocar a cabeça fora da janela, para prevenir possíveis irritações oculares e otites, para além de diminuir a visibilidade do condutor pelo espelho lateral;
- Se a viagem for longa, convém fazer pequenas paragens de 2  em 2 horas para permitir ao animal fazer as suas necessidades (não esquecendo o saquinho para colher as fezes) e beber água;
- O lugar do cão dentro do veículo é no banco de trás com um cinto de segurança ou numa jaula transportadora. Relativamente aos gatos devem viajar dentro da transportadora. Não coloque o seu animal no porta-bagagens: é um compartimento fechado, a atmosfera torna-se imprópria e a temperatura, no Verão, pode atingir valores elevados provocando golpes de calor – uma condição gravíssima até mesmo fatal para o seu Pet!




- Cão com cinto de segurança. (http://mlb-s1-p.mlstatic.com/206401-MLB20335483507_
072015-Y.jpg)

Os cães nos transportes e locais públicos

A maioria das companhias ferroviárias permitem o transporte de animais de companhia. No entanto, recomenda-se que entre em contacto com a companhia ferroviária na qual vai viajar para se certificar de todas as condições impostas pela mesma para o transporte do seu animal de estimação.

Nos autocarros e no metropolitano, os cães só podem acompanhar o dono se forem suficientemente pequenos para caberem no interior de uma caixa transportadora. Antes de resolver deslocar-se com o seu cão, assegure-se, mesmo assim, destas regras. Quanto aos táxis, o cão só pode viajar com a autorização do motorista.



Quero que o meu Pet venha comigo! Para onde vamos??

Em Portugal há cada vez mais unidades hoteleiras onde os nossos animais são bem-vindos. No campo, junto ao mar ou no meio da cidade, há locais como a Quinta do Lobo Branco, Casas da Lupa, Quinta do Barranco da Estrada, Casa das Olas, Madre de Água Hotel Rural, Quinta da Cebola Vermelha, Quintal de Além do Ribeiro, Hotel Rural Maria da Fonte, Palácio das Cardosas, Zoo Pet Hotel entre outros.


 Como encontrar um hotel?

Além destes exemplos há muitos mais alojamentos, de norte a sul e também nas ilhas, que aceitam animais, uns com algumas condicionantes e consoante a época do ano em que se pretenda ir de férias. Para estar informado dos locais onde o companheiro de quatro patas é sempre bem-vindo, socorra-se do site www.bizidog.pt (também existe uma APP) que lhe diz, perto de si, onde há hotéis que podem receber o seu animal de estimação.

coupon.jpg)

Últimas dicas antes de partir:

 - Coloque na coleira do seu animal uma chapa de identificação, com o nome e número de telemóvel para onde contactar caso o seu animal se perca. Em caso de desaparecimento, deve contactar a esquadra e a Câmara Municipal mais próxima e informar-se se no dia do desaparecimento houve alguma captura de animais errantes. É importante contactar igualmente as associações de protecção dos animais.

- Leve consigo a medicação que ele toma diariamente!

- Leve o contacto do seu médico veterinário assistente para caso tenha alguma dúvida e informe-se das clínicas veterinárias existentes no seu local de destino



Boa viagem e boas férias!!!

Artigo redigido por  Sara Fiorenzo - Médica Veterinária

Sem comentários:

Enviar um comentário