Precisa de decidir sobre um alimento para o seu animal de estimação, mas o que escolher? Cordeiro,pato, frango ou salmão? Com ou sem cereais? Húmidos ou secos?
Hoje em dia existem inúmeras opções no mercado que pode parecer confuso, mas não é tão complicado quanto parece.
Algumas pessoas decidem com base na experiência anterior com animais de estimação, alguns baseiam a sua decisão na opinião dos amigos, outros nos conselhos do criador e outros ainda nas recomendações do médico veterinário.
E depois há a influência de centenas de anúncios de televisão e revistas, cada um dos quais afirmando ser o de melhor qualidade. Então o que escolher, dentro das variadíssimas opções?
Vamos esmiuçar esta questão para que possa tomar uma decisão informada e consciente relativamente à escolha de uma alimentação para o seu cão.
Alimentação húmida: prós e contras
Nem todos os cães bebem a quantidade de água que deveriam. Alimentos húmidos podem ser uma boa fonte de hidratação, se o seu animal é do tipo que não bebe a quantidade adequada de água. E depois há as considerações de saúde que podem tornar os alimentos húmidos uma opção prática. Animais mais velhos que perderam alguns dos seus sentidos olfactivos podem apreciar mais comer um alimento que tem um aroma rico e sabor, tais como alimentos húmidos.
Esta é também uma boa alternativa para quando um animal está doente e não pode cheirar tão bem ou quando está com "apetite caprichoso". Isto irá assegurar que eles irão receber as proteínas, vitaminas e minerais de que necessitam para manter sua saúde. Alimentos húmidos são uma boa opção também para cães com falta de dentes, mandíbulas mal alinhadas, ou bocas menores.
Há vários inconvenientes para o alimento húmido. Alguns cães mais trapalhões, fazem muita sujidade ao comer alimentação húmida e aqueles com uma predisposição para desenvolver problemas dentários, tártaro e mau hálito terão de ter um acompanhamento odontológico mais atento. A alimentação húmida, uma vez aberta, perde imediatamente o prazo de validade que tinha. Precisa ser fechada e refrigerada e consumida rapidamente antes que se estrague. Em alguns casos, os alimentos húmidos são mais caros que os secos. Dependendo da qualidade da comida (e você vai querer escolher o melhor alimento de qualidade) o alimento húmido pode ser mais caro do que o alimento seco, e deve ser comprado em pequenas quantidades de cada vez.
Alimentação seca: prós e contras
O tipo mais conveniente de alimentos, para o armazenamento e para a alimentação, é alimentação seca. A comida pode ser deixada de fora para o animal de estimação comer ao seu próprio ritmo, sem medo de deterioração. Na verdade, muitos donos de animais apreciam a conveniência de encher uma tigela com comida suficiente para alimentar o animal de estimação para o dia inteiro.
Os alimentos podem ser deixados de fora por horas, sem haver o perigo de estragar. Os alimentos secos são mais fáceis de armazenar - uma grande caixa de plástico com uma tampa apertada/hermética é geralmente suficiente para manter os alimentos frescos e seguro contra insectos e roedores (e de animais de estimação) - e é mais economicamente rentável quando se tem vários animais de estimação.
Alimentação seca também pode ser utilizada como uma recompensa eficaz no treino de educação e como um suplemento de saúde dentária. Alguns alimentos secos são especialmente formulados e possuem formatos que, aquando do movimento de mastigação, auxiliam na limpeza dos dentes.
Já existem no mercado alimentações especificas para o efeito.
Obviamente que os alimentos secos não oferecem tanta água como alimentos húmidos, algo que se torna mais importante à medida que um animal envelhece,também muitíssimo importante quando um animal está doente e em climas secos e quentes. Nesses casos, uma dieta alimentar seca pode ser mais prático.
A decisão final
Basicamente, qualquer uma destas opções deve satisfazer as exigências nutricionais do seu animal de estimação desde que sejam bem equilibradas e feitas com ingredientes de qualidade. É apenas uma questão de qual será melhor para o seu animal de estimação, a longo prazo e que se adequa ao seu estilo de vida.
Outra opção é escolher húmida e seca; misturá-las juntas na mesma taça ou dando a comida húmida como uma recompensa ocasional. Fale com o seu veterinário, se tiver alguma preocupação, uma vez que pode haver considerações específicas para a raça do seu cão ou idade.
Artigo redigido por Mónica Oliveira - Auxiliar Veterinária
Artigo bem redigido com clareza e eficiência, dando a conhecer as opções de alimentação para os seus animais, bem como as vantagens e desvantagens das mesmas.Obrigada pelo esclarecimento.
ResponderEliminar