Por outro lado, um pelo baço e quebradiço ou uma pele vermelha que descama e faz comichão, pode reflectir uma carência nutricional ou um problema específico da pele e é sempre sinal de alarme que o devem fazer consultar o seu veterinário.
Com toda a certeza já ouviu falar de vitaminas para o pelo. Neste artigo vamos esclarecer quais as vitaminas que devem estar presentes diariamente na alimentação do seu pet.
Os Ácidos Gordos Essenciais (AGEs) são aqueles que têm de estar obrigatoriamente incorporados na dieta do animal porque o seu organismo não os consegue produzir. Existem 2 tipos de Ácidos Gordos Essenciais:
- Ómega 3 (Ω3)
- Ómega 6 (Ω6).
Os Ω6 encontram-se exclusivamente em óleos vegetais. Também podemos encontrar Ω3em alguns óleos vegetais, como no óleo de linhaça, mas os melhores Ω3 (EPA e DHA) estão contidos em óleos de peixe, sobretudo de peixes gordos (salmão, sardinha, cavala).
Os cães e os gatos tipicamente consomem muito Ω6 e pouco Ω3 nas suas dietas. Na alimentação dos animais hoje em dia, os óleos vegetais ricos em Ω6 são ingeridos em grandes quantidades, estas quantidades excessivas, podem ser convertidas pelo organismo do animal em substancias com ação inflamatória e que se refletem numa menor qualidade da pele e pelo.
Em contrapartida os Ω3 possuem um efeito benéfico anti-inflamatório e antialérgico, nas seguintes desordens:
- Alergias ou inflamações da pele,
- Dermatites e dermatoses
- Queda de pelo intenso
- Pele seca e pruriginosa
- Problemas articulares
- Asma felina
- Problemas auto-imunes
- Problemas cardio-renaias
- Leishmaniose e demodecose etc.
Todos estes distúrbios podem ser prevenidos e muitas vezes tratados com uma suplementação com Ω3 / Ω6. Em dermatologia, o efeito anti-inflamatório dos Ω3 permite ainda a redução da dose de medicamentos.
Porque é que os alimentos não trazem mais Ω3? Os Ω3 mais interessantes (EPA e DHA) são obtidos por processos de extração de óleos de determinados peixes. Além destas fontes serem mais difíceis e caras que os óleos vegetais normalmente incorporados, o EPA e o DHA são muito insaturados e portanto muito instáveis, necessitado dum ambiente com pouco Oxigénio ou com altos níveis de anti-oxidantes para que a sua rancificação seja evitada. Por este facto quando adquire um suplemento de ómega 3 vem encapsulado ou então em embalagem que não permite a entrada de ar, pois assim é assegurada uma maior estabilização dos ácidos gordos insaturados.
Visite-nos e temos todo o prazer em esclarecer as eventuais necessidades nutricionais adicionais que o seu pet necessita.
Temos ao seu dispor uma vasta gama de ácidos gordos essenciais com varias formulações e concentrações, para as diferentes necessidades e diferentes patologias.
Queda
de pelo!!!!
Experimente suplementar a alimentação habitual do seu pet com ácidos gordos essenciais (Ω3 / Ω6).
Artigo redigido por Isabel Jorge - Médica Veterinária
Sem comentários:
Enviar um comentário