quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

OS RISCOS DE ALGUNS ALIMENTOS

Aproximam-se as épocas festivas e com elas as conhecidas tentações para as doçarias …
Na tentativa de alertar para o risco que determinados alimentos podem representar para o seu animal de companhia ,relembramos os alimentos perigosos com as consequências que o seu consumo pode acarretar.


CHOCOLATE



O chocolate possui cacau que por sua vez contém teobromina. Esta substância é um estimulante que pode causar taquicardia (aumento da frequência cardíaca), tremores, convulsões, hiperactividade, vómitos, diarreia, sede excessiva entre outros sintomas.


UVA OU PASSA



O seu consumo está associado a insuficiência renal aguda em 48h. Os sintomas associados podem ser dor estomacal aguda, anorexia, vómitos e anúria (ausência de produção de urina).


MACADÂMIA





A ingestão deste fruto seco pode causar tremores musculares, fraqueza, paralisia, vómitos, hipertermia e taquicardia.


SEMENTES DE PAPOILA



Estas sementes são  usadas correntemente no fabrico de pão de sementes e podem causar alterações de sistema nervoso central (descoordenação, convulsões)insuficiência hepática, coma e morte.


ABACATE



Todos os componentes deste fruto são altamente tóxicos para os seu animal. O abacate possui uma toxina fugicida, persin. O seu consumo pode causar vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias, paragem de digestão ou paragem cardíaca.


ALHO, CEBOLA E CEBOLINHO


O consumo de cebola e cebolinho pode causar anemias hemolíticas (destruição dos glóbulos vermelhos). Associado
ao seu consumo pode haver sintomas de falta de apetite, fraqueza, vómitos ou apatia.
O Consumo moderado de alho causa menor toxicidade e está associado a vasodilatação e hipotensão


BEBIDAS ALCOÓLICAS






As bebidas alcoólicas possuem etanol que pode ser altamente nocivo para o seu animal.O seu consumo acidental pode causar vómitos, diarreia, alterações do sistema nervoso central (descoordenação, alteração dos reflexos, depressão ou excitação),coma e morte.


BEBIDAS COM CAFEÍNA



O seu consumo pode causar agitação, respiração ofegante, palpitações, tremores ou convulsões.


Se ocorrer a ingestão acidental de qualquer alimento tóxico dirija-se a seu veterinário o mais rapidamente possível. A nossa clínica estará sempre ao seu total dispor.


Boas festas!


Artigo redigido por Drª Ana Luísa Nunes - Médica Veterinária

Sem comentários:

Enviar um comentário