quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CARDIOMIOPATIA DILATADA CANINA

A Cardiomiopatia Dilatada

A cardiomiopatia dilatada (CMD) é uma afecção miocárdica (do músculo cardíaco) de origem desconhecida. Afecta principalmente os cães grandes ou gigantes mas também pode ser encontrada nos menores, como no Cocker Spaniel.

Mas afinal o que é a CMD?

É caracterizada por uma dilatação de um ventrículo (ou de ambos) que provoca contratilidade reduzida do miocárdio e anormalidades histológicas dentro do ventrículo, ou seja… a cardiomiopatia dilatada ocorre quando o músculo cardíaco está fino, enfraquecido, e não se consegue contrair correctamente.




Os sinais clínicos variam, dependendo do lado do coração afectado, podendo incluir fraqueza, desmaio ou intolerância ao exercício, devido à redução do fluxo sanguíneo para o resto do corpo. A doença pode levar também ao aparecimento de arritmias ou insuficiência cardíaca congestiva com acumulação de líquido em vários locais do corpo.



http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.clubecaoegato.com/wp-content/uploads/cardiopatia_canina.jpg&imgrefurl=http://www.clubecaoegato.com/cardiopatia-dilatada-saiba-mais-sobre-esta-doenca-canina/&h=386&w=600&tbnid=TcBj3c3CDdnvBM:&zoom=1&docid=0f5vLs9qr13f5M&ei=mDVTVe7dLoShsgGCuYC4BA&tbm=isch&ved=0CB4QMygAMAA

A CMD é diagnosticada através da realização de uma ecocardiografia, um exame ao coração por meio de ultrassons.
O prognóstico é reservado mas a maioria dos animais beneficia de tratamento após aparecimento de sintomatologia.

Marque já uma consulta de cardiologia com o seu animal na
Clínica Veterinária de Santo André (Barreiro) ou em
André's Pet Veterinário (Sarilhos Grandes) e deixe que o seu médico
veterinário o aconselhe acerca dos exames complementares necessários.

Artigo redigido por Rita Gonçalves - Médica Veterinária


Sem comentários:

Enviar um comentário