O que é a terapia a laser?
R: Terapia com laser é o uso de comprimentos de onda específicos de luz (vermelha e infravermelha) para criar efeitos terapêuticos. Estes efeitos incluem:
A cicatrização;
A redução da dor;
O aumento da circulação;
E a diminuição do inchaço.
A terapia a laser tem sido amplamente utilizado na Europa por fisioterapeutas, enfermeiros e médicos.
Esta eficácia foi demonstrada cientificamente?
R: Sim. Existem milhares de estudos publicados que demonstrem a eficácia clínica da terapia a laser. Entre estes, há mais de cem, estudos científicos rigorosamente controlados que documentam a eficácia da terapia com laser para muitas condições clínicas.
Todos os laser terapêuticos são a mesma coisa?
R: Não. As duas classes de laser terapêutico de uso comum são de classe III e classe IV. Lasers terapêuticos da Classe III têm potências inferiores e utilizam comprimentos de onda mais curtos. Lasers terapêuticos da Classe IV são de maior potência e utilizam comprimentos de onda mais longos.
Quais os efeitos celulares na terapia a laser?
R: Durante a terapia com laser a luz infravermelha do laser interage com os tecidos ao nível celular, e aumenta a atividade do metabolismo dentro da célula, melhorando o transporte de nutrientes através da membrana celular. Isto inicia o aumento da produção de energia celular (ATP), que conduz a uma cascata de efeitos benéficos, o aumento da função celular e de saúde.
Quais os efeitos terapêuticos do laser?
R: Durante cada tratamento indolor, a energia do laser aumenta a circulação, tirando água, oxigênio e nutrientes para a área danificada. Isto cria um ambiente de cicatrização ótimo que reduz a inflamação, o inchaço, espasmos musculares, rigidez e dor.
Quais os efeitos secundários?
R: Foram muito poucos os efeitos colaterais que já foram relatados. Ocasionalmente, algumas lesões antigas ou síndromes dolorosos podem sentir-se agravados por alguns dias, mas a resposta de cura é mais ativa após o tratamento.
Vários estudos mostram que a laser terapia pode ajudar com:
-osteoartrite
-dor nas articulações
-tendinopatias
-edemas de congestão
-entorses e ligamentos
-tensões musculares
-feridas
-lesão pós-traumático
-dor no pós-operatório
-pescoço e dor nas costas
-displasias
-queimaduras
-doenças crónicas
-reabilitação
-recuperação de cirurgia ortopédica
Dói?
R: Há pouca ou nenhuma sensação durante o tratamento. Ocasionalmente, o paciente pode sentir um leve calor relaxante ou formigueiro. Áreas doridas ou inflamadas podem ficar momentaneamente sensíveis antes da redução da dor.
Esta é a Pepa e o seu dono. A Pepa tem um problema de artroses coxofemoral e disco espondilose e a terapia a laser esta a ajudá-la bastante a regenerar e a dar-lhe melhores condições físicas.
Quanto tempo cada tratamento?
R: O tempo de tratamento geralmente vai de 3 a 8 minutos, dependendo do tamanho da área a ser tratada.
Pode ser utilizado em conjunto com outras formas de tratamento?
R: Sim! Terapia a laser é usado frequentemente com outras formas de terapia, incluindo fisioterapia, quiroprática, massagem, mobilização de tecidos moles, eletroterapia e após a cirurgia.
Outras modalidades de tratamento são complementares e podem ser utilizados com o laser para aumentar a eficácia do tratamento.
Existem restrições para não usar laser terapêutico em um animal de estimação?
R: Não, apenas não poderemos usar o Laser terapêutico em áreas de sangramento ativo ou sobre os olhos, testículos, tumores, gravidez, ou placas de crescimento dos ossos.
Pontos a aplicar a laser terapia:
Se acha que este tipo de tratamento poderá a vir ser necessário para o seu amigo de 4 patas, não hesite em passar na nossa clínica veterinária de Santo André, pedir a opinião a uma médica veterinária.
Artigo redigido por Marina Ascenso - Médica Veterinária
Sem comentários:
Enviar um comentário