quinta-feira, 24 de março de 2016

ENCEFALITOZOONOSE


O QUE É?

O Encephalitozoon cuniculi é um parasita microscópico. Sendo um agente com potencial zoonótico, o E. Cuniculi tem importância em termos de saúde pública pois pode também infectar seres humanos, principalmente imunodeprimidos. Também pode acometer porquinhos-da-índia, cães, aves e cavalos que estejam em contacto com coelhos doentes. A prevalência da infecção por E. Cuniculi é superior em coelhos adultos, embora normalmente a sintomatologia seja mais grave em animais com menos de 6 semanas, podendo mesmo ocorrer morte súbita. Não existe predisposição sexual para a doença.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através da combinação dos exames clínico, neurológico e oftalmológico, mas principalmente de análises sanguíneas. Podem ser feitos exames às fezes e urina para verificar se o parasita está a ser excretado.

SINAIS

A sintomatologia pode ser dividida em três categorias: nervosa, renal ou ocular, que podem ocorrer separadamente ou em diferentes combinações. Os sinais mais comuns são a inclinação da cabeça (“head tilt”), circling, ataxia, nistagmo e convulsões.


Coelho com “head tilt”

COMO SE TRANSMITE?

A Encefalitozoonose ocorre após a ingestão de água ou comida com urina contaminada com esporos infecciosos, ou de mães para crias durante a gestação através da placenta. O esporo é a forma infectante do parasita, é resistente a mudanças ambientais e é capaz de sobreviver até 4 semanas a 22°C em tempo seco.

TRATAMENTO

O tratamento tem como objectivo eliminar o parasita e a resposta inflamatória causada pelo mesmo, e controlar os sinais clínicos resultantes da infecção. O fenbendazole é o desparasitante de eleição tanto para tratar como prevenir a infecção e é feito por via oral durante 28 dias. Por vezes é necessário recorrer ao uso de antibióticos e anti-inflamatórios. O prognóstico depende da gravidade dos sinais clínicos que o animal apresenta, sendo menos favorável quanto mais grave for a sintomatologia.

PREVENÇÃO


Devem ser implementados rigorosos padrões de higiene, procedendo à limpeza e desinfecção das jaulas, comedouros e brinquedos, com a maior frequência possível para evitar que a urina contacte com a alimentação e a água dos seus animais. A lixívia comercial ou etanol a 70% são desinfectantes eficazes para o uso em jaulas e superfícies. Se adquirir um coelho, este deve ser testado para caso seja positivo, inicie de imediato os 28 dias de fenbendazole. 

Artigo redigido por Sara Fiorenzo  - Médica Veterinária

4 comentários:

  1. Onde encontro este remedio. Pode passar a doença para mim do coelho?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    O medicamento poderá ser adquirido na nossa farmácia veterinária na Rua Lopo Soares de Albergaria 23-A. Poderá também contactar-nos através do 212 170 060 para que lhe possamos prestar todos os esclarecimentos necessários.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber a dosagem correta em seringa de insulina para um mini coelho de 1.6 kg?Agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Solicitamos que marque o 212 170 060 nos dias úteis entre as 12.00 e as 18:00 horas

    Com os nossos melhores cumprimentos

    ResponderEliminar